segunda-feira, 25 de maio de 2015

Shin Megami Tensei Devil Survivor 2: Record Breaker [Undub] [USA] [CIA] Region Free]


Olá mais uma vez, jovens padawans! Essa versão do game é Undub=Sem dublagem, não que isso signifique que o game esteja sem áudio, e sim que ele está com o áudio original em que foi criado que é o japonês. Para quem como eu, curte cultura oriental, mangás, animes e afins, é ótimo ouvir aquele peculiar sotaque japonês e aquela entonação exagerada nas expressões. Dá uma cara bem original ao game, e com certeza melhora o nível interação.

Record Breaker é um port melhorado de Devil Survivor 2, híbrido de RPG estratégico com a clássica jogabilidade de Shin Megami Tensei, originalmente lançado no DS. Essa nova versão conta com diversas adições se comparado à versão original, sendo o epílogo a mais importante delas, procurando atrair os fãs que já jogaram o original.

Esta será uma análise tanto da aventura original, chamada de Septentriones, quanto do novo epílogo, Triangulum. As duas jornadas estão disponíveis logo de início, então jogadores que já viram a aventura original podem ir direto para o epílogo, enquanto que novos jogadores podem começar pela Septentriones. Mesmo tendo o “2” no título, a história não possui ligação alguma com o primeiro Devil Survivor, sendo um ponto de início ideal para novato.

Existem dois tipos de dificuldade: Abençoado e Apocalíptico. A Apocalíptica pode ser considerada como dificuldade normal - Devil Survivor 2 é um jogo difícil, como é padrão para a série Shin Megami Tensei. É necessário planejar bem suas estratégias, conseguir demônios fortes e pensar bem em quais habilidades utilizar para sair vitorioso.

No entanto, há diversos momentos em que a dificuldade chega a níveis absurdos, devido a desvantagens colocadas sob o jogador ou a condições ruins de batalha. Esse problema é particularmente mais comum durante a jornada Septentriones, principalmente durante batalhas contra chefes, e pode acabar por impedir completamente o avanço de um jogador. É possível trocar de dificuldade durante o jogo, o que ameniza esses picos de dificuldade, mas está longe de ser uma solução ideal. Como solução pessoal, utilizar personagens focados em magia se mostrou particularmente eficiente contra a maioria dos inimigos.

A jornada Septentriones, a principal desse pacote, começa quando catástrofes ocorrem no Japão inteiro e, logo, demônios começam a aparecer. Com a sociedade japonesa em um estado de caos, o protagonista e seus amigos procuram simplesmente sobreviver e entender qual a razão por trás dessas catástrofes, além de descobrir a verdade por trás do misterioso site Nicaea, que permite que as pessoas invoquem demônios e mostra vídeos de quando pessoas próximas a você estão para morrer. 

Esses vídeos são comuns na primeira jornada e, caso não se faça nada, a pessoa mostrada no vídeo realmente irá morrer. As vítimas são personagens jogáveis e têm sua importância na história, portanto é altamente recomendável ir ao seu resgate o mais cedo possível. Quando não se está ocupado salvando pessoas, o protagonista pode conversar com seus companheiros de equipe para conhecê-los melhor. Boa parte dos personagens é interessante, hora conversando sobre suas esperanças antes das catástrofes, hora contando sobre seus medos e ansiedades devido à mesma. É impossível ver todos os eventos em uma única jogada, por isso, é uma boa razão se jogar mais de uma vez.

O protagonista mencionado anteriormente é um ”espelho” do jogador, não tendo nenhuma característica própria além das respostas possíveis que o jogador deve escolher. E as respostas fornecidas irão decidir quais personagens têm maior intimidade com você e até mesmo alterar sua jornada completamente. É um sistema simples, mas que funciona muito bem, em que suas decisões irão definir qual caminho irá ser tomado. Não há uma resposta certa ou errada, muitas vezes sendo um questionamento de âmbito puramente moral. Apesar dessa característica do protagonista ainda ser verdade na segunda jornada, suas escolhas são mais limitadas se comparadas à primeira. Não há tantos questionamentos interessantes e é bem óbvio onde é possível escolher entre os múltiplos finais. Mesmo sendo chamado de “epílogo”, Triangulum continua a história a partir de um final, considerado ideal, que não existe no jogo original e que é explicado logo no início dessa jornada. Enquanto que Septentriones me consumiu cerca de 30+ horas de jogo, Triangulum foram outras 20+ horas, sendo um conteúdo bastante compreensivo do pacote. Como mencionado no início do texto, a jogabilidade é um misto de RPG estratégico e da jogabilidade clássica de Shin Megami Tensei. É possível escolher até quatro times, sendo que cada time consiste de um personagem humano e outros dois demônios. A batalha acontece em uma grid, comum no gênero SRPG, onde é possível movimentar, usar habilidades de suporte e atacar inimigos. Ao se atacar, troca-se para uma visão em primeira pessoa e a batalha passa a ser um RPG por turnos, em que atacar as fraquezas dos inimigos lhe rende ainda mais turnos. Apesar de parecer complexo, há um ótimo tutorial que gradativamente ensina as capacidades desse sistema de batalha.

O sistema de batalha depende bastante dos demônios obtidos, sendo possível adquiri-los na casa de leilões ou através de fusões. A casa de leilões é particularmente boa para se conseguir demônios para serem utilizados em fusão, já que costumam ser relativamente baratos. Por sua vez, a fusão utiliza dois demônios para se criar um novo, sendo possível ver qual o demônio resultante e alterar suas características de acordo com as habilidades que os “pais” tinham. Pela fusão, é possível criar demônios muito mais poderosos do que o normal, sendo dessa forma necessário que o jogador tenha um bom entendimento dos sistemas de fusão. Uma vez obtido um demônio, este ficará registrado no Compendium e poderá ser evocado posteriormente pagando-se uma quantia relativamente cara de Macca. Uma das novas adições da nova versão está no Voice Acting dos personagens, tanto para a jornada principal como para o epílogo. Gostaria de dar um destaque aqui, pois o trabalho feito é espetacular. Cada voz ficou perfeita para cada personagem e não me imagino jogando uma versão sem essas vozes. A trilha sonora também tem seus destaques, em especial para temas de personagens como Ronaldo e Hotsuin.

Ao se terminar qualquer uma das duas jornadas, é possível escolher alguns bônus para um novo jogo: manter alguns demônios, manter o compendium, novos inimigos e etc. São alguns pequenos extras que incentivam que o jogador retorne após ter terminado a história uma vez. Utilizei esses bônus na segunda jornada e isso me facilitou bastante vários momentos que seriam muito difíceis.

Finalizando, Record Breaker é um RPG estratégico, que oferece um pacote completo com duas jornadas e muitos extras. O sistema de batalha é muito bom e a história fornece várias possibilidades e incentiva que seja jogada mais de uma vez. Talvez para fãs do original, apenas o epílogo não justifique o preço, mas para todos que ainda não conhecem nem o original de DS, esse é o melhor momento para descobrir esse incrível RPG.

Trailer:


Informações do Game:
Desenvolvedora: ATLUS
Distribuidora: ATLUS
Gênero: RPG Tático, Estratégia baseada em turnos
Lançamento: 05.05.2015
Nota Gamespot: 8,0

Informações da ROM:
Original Release: Shin_Megami_Tensei_Devil_Survivor_2_Record_Breaker_3DS-VENOM
Região: USA
Idiomas: Legendas Inglês / Áudio Japonês
Tamanho: 2.69 GB
Firmware mínima: 8.1
Patch para CFW 4.x: Sim
Patch Region Free: Sim
Patch Online: Não
MEGA KEY: athgLbqMs-9El1hmsE6eLhoWRYb5HHfy6oMjcLHowfI


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