quarta-feira, 13 de maio de 2015

Shin Megami Tensei IV [CIA] [Region Free]


O legado de Megami Tensei nasceu no NES com Digital Devil Saga: Megami Tensei e logo se tornou um fenômeno. Considerada até hoje como uma das mais importantes franquias de RPG da história (no Japão fala-se, inclusive, em ser Top 3), foi somente quando chegou ao SNES que a série evoluiu e passou a se chamar Shin Megami Tensei. Se você não conhece a saga, cheia de spin-offs e adaptações, vale a pena dar uma chance. E que momento melhor para mergulhar no universo de MegaTen do que no lançamento de seu mais novo título?

Passados 10 anos desde que o Japão recebeu o último jogo numerado da série, finalmente chegou às lojas o aguardado Shin Megami Tensei IV: um dungeon crawler RPG da Atlus que após uma apresentação vaga e um tanto confusa nos põe na pele do jovem Flynn, um casualry (classe mais baixa do Eastern Kingdom of Mikado) que almeja se tornar um Samurai. Ao lado de seu amigo de infância, ele participa do Gauntlet Rite, um ritual no qual jovens de todo o reino vestem um tipo de luva high-tech e são escolhidos ou não para participar do seleto grupo dos protetores de Mikado. Normalmente apenas luxurous (classe alta) têm êxito no ritual; mas, como era de se esperar, o protagonista é escolhido pela sua luva e a aventura começa de verdade.

Boa parte da graça da série Shin Megami Tensei sempre foi a interação com demônios: mais do que simples adversários, eles podem se tornar valiosos aliados em questão de segundos. Apesar de o jogo fazer questão de mostrar que seu grupo é composto por quatro aprendizes de Samurais, apenas um de seus três amigos vai te ajudar durante algumas batalhas (de forma aleatória e você não vai ter qualquer tipo de controle sobre as ações nenhum deles). O seu time de verdade, aquele sobre o qual você vai exercer total controle, vai contar “apenas” com o protagonista e seus demônios.

Assim como nos demais jogos da série, aqui também é possível fundir seus demônios para criar seres cada vez mais poderosos. Quanto mais criaturas recrutadas, maior será a gama de possibilidades à sua disposíção; por isso, às vezes vale muito mais a pena bater um bom papo com seus adversários a simplesmente partir para a violência. Mas cuidado: nem sempre a conversa segue o rumo esperado e, caso o inimigo não caia na sua lábia, é muito provável que você perca seu próximo turno. E, acredite, perder um turno em Shin Megami Tensei IV pode ser o suficiente para transformar uma aparente vitória em uma dolorosa derrota.


Se o pior acontecer e todo o seu time cair durante uma batalha, acalme-se: antes de receber a tela de Game Over, você vai se ver à beira do rio Styx frente-a-frente com Charon, o encarregado de fazer a travessia das almas dos mortos para o além. Por conta do excesso de trabalho, ele vai te dar duas opções: reviver em troca de maccas (moeda corrente da série) ou moedas de StreetPass, ou recusar sua oferta e resolver que sua hora realmente chegou. As quantias vão ficando cada vez mais altas, então é bom economizar um pouco na Praça Mii e garantir seu retorno ao mundo dos vivos mais algumas vezes se necessário.

Ainda no início do jogo somos apresentados ao Naraku, uma espécie de caverna com vários andares de profundidade onde vivem os demônios. O local funciona como uma espécie de campo de treinamento para os Samurais, que frequentemente são enviados em missões caverna adentro. Após algumas visitas ao local, os protagonistas se deparam com um rumor sobre um Samurai Negro que está distribuindo livros para os casualries, tornando possível que a classe mais baixa se torne alfabetizada. Logo fica claro que as intenções dessa pessoa não são nada boas, e começa então uma busca implacável pelo Black Samurai nas entranhas do Naraku… e além, muito além.

É durante essa perseguição que o jogo vai de tempos em tempos te dar algumas opções que vão influenciar diretamente no final do seu jogo. Você pode seguir um caminho bom, neutro ou caótico, e isso será decidido pelas suas escolhas em momentos-chave da trama. Mate sem dó nem piedade um inimigo e se aproxime do lado caótico, poupe um adversário de uma morte fria e você será visto como uma boa pessoa. Mas lembre-se: sempre vai ter alguém discordando das suas ações.

Além de ser bem estilosa, a luva usada pelos Samurais tem um papel fundamental no jogo: sua interface funciona como menu do jogo, na qual você pode gerenciar seu time, visualizar seus itens, fundir demônios, salvar seu jogo (quase que a qualquer momento) e até mesmo configurar o StreePass. Sua Inteligência Artificial, Burroughs, é também de grande ajuda: ela é a responsável por registrar novas quests, mapear novas localidades e, inclusive, quebra o maior galho avisando quando um inimigo muito forte está atrás de certas portas (abrindo brecha pra uma salvadinha rápida antes de partir para a porrada).


Além disso, é possível instalar aplicativos na sua luva, que podem ser comprados utilizando App Points, adquiridos toda vez que o protagonista passa de nível. Esses aplicativos vão desde aprimorar as habilidades de negociação com os demônios e aumentar a quantidade de skills do seu personagem a até mesmo recuperar alguns pontos de vida e de magia a cada determinada quantidade de passos.

Boa parte da graça da série Shin Megami Tensei sempre foi a interação com demônios: mais do que simples adversários, eles podem se tornar valiosos aliados em questão de segundos. Apesar de o jogo fazer questão de mostrar que seu grupo é composto por quatro aprendizes de Samurais, apenas um de seus três amigos vai te ajudar durante algumas batalhas (de forma aleatória e você não vai ter qualquer tipo de controle sobre as ações nenhum deles). O seu time de verdade, aquele sobre o qual você vai exercer total controle, vai contar “apenas” com o protagonista e seus demônios.

Assim como nos demais jogos da série, aqui também é possível fundir seus demônios para criar seres cada vez mais poderosos. Quanto mais criaturas recrutadas, maior será a gama de possibilidades à sua disposíção; por isso, às vezes vale muito mais a pena bater um bom papo com seus adversários a simplesmente partir para a violência. Mas cuidado: nem sempre a conversa segue o rumo esperado e, caso o inimigo não caia na sua lábia, é muito provável que você perca seu próximo turno. E, acredite, perder um turno em Shin Megami Tensei IV pode ser o suficiente para transformar uma aparente vitória em uma dolorosa derrota.


Se o pior acontecer e todo o seu time cair durante uma batalha, acalme-se: antes de receber a tela de Game Over, você vai se ver à beira do rio Styx frente-a-frente com Charon, o encarregado de fazer a travessia das almas dos mortos para o além. Por conta do excesso de trabalho, ele vai te dar duas opções: reviver em troca de maccas (moeda corrente da série) ou moedas de StreetPass, ou recusar sua oferta e resolver que sua hora realmente chegou. As quantias vão ficando cada vez mais altas, então é bom economizar um pouco na Praça Mii e garantir seu retorno ao mundo dos vivos mais algumas vezes se necessário.

Informações do Game:
Desenvolvedora: ATLUS
Distribuidora: Ghostlight, ATLUS
Gênero: RPG Tático, Estratégia baseada em turnos
Lançamento: 16.07.2013
Nota IGN: 8,5

Informações da ROM:
Original Release: ??
Região: USA/EUR
Tamanho: 1.75 GB
Firmware mínima: 4.5
Patch para CFW 4.x: Não precisa
Patch Region Free: Sim
Patch Online: Não

Download: MEGA / GoogleDrive / Minhateca


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