sexta-feira, 1 de julho de 2016

Rayman Legends [WiiU] [EUR] [Loadiine Ready]


Você não vai jogar nada mais criativo do que Rayman Legends em 2013. Ok, se trata de uma franquia estabelecida e existem diversas opções do universo indie ganhando destaque crescente, mas o time liderado por Michel Ancel conseguiu algo impressionante para uma franquia estabelecida como Rayman.

Legends é o segundo título a utilizar a UbiArt Framework, engine criada pela Ubisoft responsável pelo belíssimo visual do jogo. Enquanto seu antecessor Origins já chamava a atenção pela vivacidade de suas cores, Legends vai além disso misturando elementos de 2D e 3D que resultam em um desenho animado interativo, com diversos elementos em constante movimento.


O jogo não é só colorido. Há fases mais sombrias, embora estas sejam a minoria no pacote completo. Mas merecem ser mencionadas, pois mostram o repertório variado de ideias aproveitadas para criação do jogo de plataforma.

Aos leigos, Rayman funciona basicamente como Mario: é um platformer 2D no qual o jogador transita entre estágios com início e fim limitados, agrupados em cinco mundos principais. A maior diferença está na jogabilidade. Enquanto o tradicional mascote da Nintendo tem como característica a precisão nos seus saltos, Rayman é mais “solto”, veloz, ou seja, tem um ritmo mais acelerado que Mario.

Estas peculiaridades permitiram aos criadores a inovarem em diversos estágios, cinco deles em especial. Ao terminar todas as fases dos mundos e derrotar seus respectivos chefes, uma fase musical é liberada. Muitos já provaram a novidade em “Castle Rock”, presente na demo e no Challenge App liberados pelo eShop antes do lançamento do jogo.

Variando estilos musicais, desde o clássico, ao rock e até a paródias de músicas famosas, Rayman deve correr sem parar do início ao fim da música em cenários programados para uma progressão que mistura plataforma e ritmo de um jeito incrível. A sensação de completar cada um destes estágios sem falhas ou interrupções é excelente e muito prazerosa graças ao misto de desafio e humor que estes são responsáveis.

É possível e provável que erros ocorram ao longo destas fases, no entanto. Embora a música seja quebrada, isto jamais fica frustrante, pois Rayman Legends é generoso em checkpoints. Ao contrário de Origins, onde estes eram claramente divididos por “portas” espalhadas pelos estágios, Legends tem diversos espalhados por todas as fases. Isto é, desde as rítmicas, até as mais tradicionais e inclusive os chefes.

Todos os estágios são compostos de começo e fim, mas cada um deles tem uma disposição diferente de Lums e Teensies, dois dos colecionáveis do jogo. A história de Rayman Legends, embora besta, consiste em uma aventura para resgatar as centenas de Teensies sequestrados e aprisionados pelos vilões. Os Lums, por sua vez, funcionam como se fossem uma moeda dentro do jogo. Eles podem ser coletados de formas variadas, que incluem derrotar inimigos, coletar plantas escondidas pelos estágios ou passar sobre moedas ou os próprios Lums pelas fases, inclusive nos Challenges e nas fases de Rayman Origins.

O quê? Fases de Rayman Origins? Sim, é isso mesmo. Utilizando o longo tempo extra originado pelo adiamento do lançamento do jogo, que estava datado para Abril de 2013 e era exclusivo ao Wii U, a equipe aproveitou, adaptou e incluiu dezenas de fases de Origins dentro de Legends.  No entanto, estas não estão disponíveis logo de início e devem ser destravadas uma a uma da seguinte maneira: cada fase de Legends possui troféus de bronze, prata e ouro. Estes são alcançados conforme o número de Lums coletados. Entre os troféus de prata e ouro, existe um outro “nível”, que é a entrega de um cartão que o jogador deve raspar – literalmente – e do qual sairá um prêmio.

Existem quatro possiblidades de recompensa: Lums (de 500 a 10 mil), um Teensie, uma Creature (já chegaremos lá) e a liberação de um estágio novo de Origins. Para isto, o jogador precisa de sorte para nos seis quadrados disponíveis ao menos três exibirem a imagem do prêmio.

Uma vez liberadas, as fases de Rayman Origins estarão disponíveis em um quadro no hub do jogo. Aliás, é assim que funciona a navegação de Legends. Na metade direita da tela principal, o jogador encontra seis quadros que contêm os mundos do jogo. Pulando nos quadros (isso soa familiar... Mario 64?), cada uma das fases aparece disposta em mais uma sequência de quadros. E dentro desta disposição há pelo menos duas portas, que possuem uma fase cada, nas quais uma personagem jogável é destravada assim que as fases forem concluídas. Confuso? Sem dúvida. Ao invés de facilitar, a organização por quadros confunde e atrasa o início dos estágios. Uma vez neles, não há o que reclamar.

Voltando à tela principal, do lado esquerdo estão colocadas as entradas para os Challenges, as fases de Rayman Origins, o divertidíssimo Kung Foot e a seleção de personagens e a coleção de Creatures. Embora sejam “inúteis”, as Creatures são colecionáveis obtidos via os cartões obtidos pelo acúmulo de Lums em cada fase. Uma vez destravadas, elas ficarão nas prateleiras de sua coleção e te entregarão Lums e moedas diariamente. Fora isso, conforme as prateleiras forem completas, troféus serão assinalados para cada uma delas, como uma forma de recompensa.

Apesar do Wii U não ter troféus ou achievements, a Ubisoft incluiu em Legends seu próprio sistema de recompensas, via o sistema Uplay. Ou seja, quem gosta de coletar e buscar tudo o que o jogo tem disponível pode se dar por satisfeito.

A outra novidade de Rayman Legends é a existência do minigame Kung Foot. Ele não vai além de um futebol 2D, mas é uma inclusão válida e que enriquece o multiplayer do jogo. Uma bola cai do céu e quem marcar mais gols em um limite de tempo vence. É uma premissa simples que funciona muito bem e chega até a lembrar arenas de Super Smash Bros. pela competitividade e confrontos entre os personagens. No Wii U, porém, os duelos podem ser desiquilibrados quando formados times de três jogadores contra dois.

Sim, cinco jogadores. Obviamente o console da Nintendo é o único que permite um personagem extra na tela, graças ao GamePad. Nas fases tradicionais, até cinco Raymans, Teensies ou Globoxes – skins para cada um é o que não falta – podem avançar em conjunto até o fim. Quanto mais jogadores, maior o caos e mais afetada será a jogabilidade tradicional da série, mas é divertido e dá para encarar, graças aos generosos checkpoints. O seria frustrante sozinho, em grupo é motivo de diversas risadas e até competição entre amigos.

Ou seja, apesar de não funcionar da forma ideal, o multiplayer cumpre sua função: é legal para se jogar em grupos. Só não espere combinar jogatinas online, pois esta possibilidade inexiste em todas as versões de Legends.

A existência do GamePad não é responsável apenas pelo quinto jogador do multiplayer, mas também por estágios exclusivos de Murphy, uma espécie de fada, ao Wii U. Neles, o jogador não controla o personagem da tela, mas Murphy. Com ele você deve abrir o caminho para progressão de Raymans e Globoxes da vida. O que nos primeiros mundos é um serviço simples de cortar cordas e puxar plataformas, nos estágios mais avançados é um desafio considerável, dada a velocidade em que as transições acontecem.

Os estágios de Murphy, quando jogados por apenas um jogador, podem ser para alguns menos divertidos do que as fases tradicionais. Entretanto, quando no co-op (especialmente com dois jogadores), a dinâmica é ótima e inédita. Não há outro jogo que passe essa sensação de trabalho em equipe de Rayman Legends.

Falando em trabalho, Legends certamente demandou muito. Mesmo com atrasos, o jogo conseguiu não só se equivaler a Rayman Origins, mas superá-lo com doses de criatividade que vão desde espionagem subaquática, brincadeiras com a gravidade, dragões e lucha libre. Quem sempre quis controlar um pato com uma cabeça de Rayman também terá uma oportunidade, aliás.

Rayman Legends é único. Desde a combinação perfeita entre música e plataforma, até mundos que fazem paródia de importantes títulos da literatura – leitores de Júlio Verne entenderão – o jogo não tem um concorrente tão inovador e é ideal para a coleção de qualquer dono de Wii U.


Trailer:


Informações do Game:
Desenvolvedora: Ubisoft Montpellier
Distribuidora: Ubisoft
Gênero: Ação, Plataforma Pseudo 3D
Lançamento: 30.09.2013
Nota IGN: 9,5

Informações do arquivo:
Idiomas: EN, FR, DE, ES, IT, NL
Região: PAL
Loadiine Ready: Sim
ID: ARMP41
Tamanho: 6.30 GB
Firmware mínima: ??
MEGA Key: !7E0MhPN3LzmgCmE0rUejIQ 

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