sábado, 25 de março de 2017

[TUTORIAL GAMECUBE] Jogar Games no GameCube com SDcard/Memrycard SDGecko WiSD Memory Adapter


Olá Jovens, padawans, jovens gafanhotos e queridas libélulas! Já faz algum tempo que desejo de realizar este procedimento e disponibilizar um tutorial bem detalhado sobre um assunto muito raro na net, mais raro ainda em português BR. Que é...! Rodar Backups e Homebrews de Nintendo Gamecube direto do nosso velhinho pelo "Memorycard" Poupando o leitor e evitando os famosos D.R.E (quem já passou muita raiva numa jogatina assim como eu, lá pelos anos 2000, sabe do que estou falando). Sitam-se livres para tirar dúvidas e lhes peço que compartilhem os resultados conosco, Enfim... Vou passar todo o pergaminho pra vocês!

Requerimentos:
1. Um Gamecube: EUR, USA, JAPAN
2. O aparelho pode ser bloqueado ou desbloqueado (lembrando que se for bloqueado, terá que consegur um CD de Action Replay (Um variante do gameshark, lembram?! rs #Nolstagia) Original, ou similar, o que é rarrísmo nos dias de hoje, mas se você possui, meus parabéns,
3. Um WiSD Memory Adapter, Gecko/WiiSD ou SD Media Launcher (basicamente ambos são um Memorycard de Gamecube que possui entrada para SDcard. Sim! Eles são feitos para Wii, na verdade foi um dos primeiros desbloqueios que mararam a história dos hacks do console, mas serve para a gente também!
4. Um SDcard ou microSD com adaptador
5.Uma mídia virgem (se você tem fullcase= uma shell modificada para mídias de DVD 4.7 GB, ótimo! Se não, use um mini DVD, ou seja carniceiro e abra o seu GC, se não sabe, em beve posto um tutorial ensinando a abrir o aparelho sem chave de fenda!

Informações Inicias
Não consegui encontrar um WiSD Memory Adapter na região onde eu moro, e é algo super defasado, além de a fabricação não ser tão grande a ponto de se encontrar com facilidade no país. Comprei o meu de um vendedor no AliExpress, links de anúncios para comprar logo abaixo:

Se deseja comprar um WiSD Memory Adapter: Clique Aqui Eu comprei o meu por U$ 2,24

Se deseja comprar um disco Action Replay: Clique Aqui
(Lembrese de pedir e ter cereza que que Disco é para a região do sei coonsole (USA, EUR, JAP); Se deseja comprar um WiSD Memory Adapter no eBay: Clique Aqui
Se deseja comprar um
MemorycardMOD do SD Media Launcher: Clique Aqui
Se deseja comprar o MemorycardMOD original do Action Replay: Clique Aqui  
Vejam algumas imagens do meu quando chegou dos correios




 Imagens de prdutos semelhantes:


Sobre o Boot: Existem diversas formas de se dar o Boot, mas apenas uma de comunicacao, via leitor de cartão de memória. As que Vou explicar são via SDBoot e Action Replay.

SDBoot: É um app pen source e baseado em GNU/Linux, você grava-o numa mídia e roda no aparelho, portanto exige um aparelho desbloqueado.

Action Replay: É disco de Cheats e original, criado pelo Mercado alternativo de games, portanto exige um aparelho bloquado (original).

Recursos oferecidos por este método:
Rodar aplicativos .DOL direto do SD/SDHC/DVD-R/HDD
Rodar arquivos .GCM/.ISO gravado em um SD/SDHC/DVD-R/HDD
– Suporte a Multi-Game DVD-R (requer Chip Cobra/GCOS)
Suporte a Multi-Disc Original Disco/SD/SDHC/DVD-R/HDD
Capacidade de fazer Backups de discos de games para SD/SDHC/HDD (WIP)
– Region free / Força resolução de Vídeo (480p) (WIP)
Cheats para qualquer fame (atualizável via SD/SDHC)
*Recursos via HD IDE-EXI ixigem uma gambiarra caseira
**Recursos via SD exgem um SDGecko 9Adaptador Memorycard/SD ou uma gambiarra caseira.


MAOS À OBRA!

Gamecube SD PACK
Download: MEGA / GoogleDrive / Owncloud [Link Direto]
Password / Senha: 3dsounada

Gamecube PC PACK
Download: MEGA / GoogleDrive / Owncloud [Link Direto]
Password / Senha: 3dsounada

Aplicativo extra Microsoft .NET 4.5.2  x86 & x64: Necessário para o GCMUtility funcionar, caso você não tenha.

Download: MEGA / GoogleDrive / Owncloud [Link Direto]
Password / Senha: 3dsounada


Aplicações Inclusas no Pack:

FSTFIX v1.5f: é um programa para corrigir/expandir/adequar a Rim do GC, para que não haja perda de qualidade/midia quando for queimada na mídia. Ele evita o pânico de muita gente, os famoso D.R.E (Disc Read Error) ou em portugês direto (Erro de Leitura no Disco).

GCMUtility v0.5: É um aplictivo que serve para compactar/converter os jogos de gamecube para .GCM. Neste formato os jogos ficam em seu tamanho original. Geralmente alguns jogos posuem dummy files, arquivos para encher choriça, se o game tiver um tamanho menor que a capacidade total mídia, esses arquivos completam o espaço restante para usar totalmente a capacidade da mídia. Por exemplo, o game Luigi's Mansion USA possui 115 MB, mas a .ISO dele possui 1.36 GB, o tamanho padrão. Com o GCM Utility você terá um arquivo de 115 MB, o que lhe possibilita gravar mais de um game por mídia.

MultiGame ISO Creator v4.0.4F+: É um aplicativo semelhante, porém, ele apenas tem a função de gerar os multigames. A diferença entre eles, basicamente é o menu de multigame que eles apresentam rodando no aparelho. Eu aprticulamente não lembro detalhes visuais, meu GC está com problema no leitor, nao posso testar

SDBoot v0.4 Final [2010]: É um bootloader, o aplicativo que vai fazer toda a mágica de rodar homebrews .DOL e backups .ISO/.GCM. O tutorial será feito com ele, pois  as fontes que qeu me baseei para escrever este tutorial utilizam ele como base, contudo, é sempre com utilizar ferramentas mais atualizadas por passarem por nvas revisões e melhria de estabilidade, compatibilidade, etc.

Swiss v0.4 r382 [19.12.2016]: É um bootloader, o aplicativo que vai fazer toda a mágica de rodar homebrews .DOL e backups .ISO/.GCM.

Passo1. Depois de baixar os packs, coloque seu SDcard/MicroSD (com adaptador) no PC e formate-o com o aplicativo SDformatter no formato FAT16 (ou apenas FAT), qualquer outro Sistema de Arquivos não surtirá efeito.

Passo 2. Baixe seus games e homebrews (Em breve conteúdo de Gamecube aqui no blog) Lembro a vocês que o FSTFIX não é necessário neste método, já que não há motivos para haver D.R.E, pois você não vai usar nenhuma mídia gravada com backups de games. Após ter seu game pronto pra uso, coloque-o  na pasta "GCGAMES" Inclusa no PACK. Lembrando que todos os games devem estar nesta pasta, e ela deve estar na raiz do SDcard do MemorycardMod.

O Passo 3. Volte sua atenção para a pasta do 3DS ou Nada Gamecube PC PACK, Instale o programa de gavação de CD/DVD/Bluray igmBurn, em seguida o "GCM-ISO Tools v1.2b4" Agora volte sua atenção para a pasta "Discos de Boot" e escolha a imagem de sua preferência pra ser gravada, não importa qual, apenas lembrede se rodar o o Swiss que é o aplicativo mais atual. Copie o arquivo .ISO que preferir para a pasta C:\Program Files\GCUTIL, e execute o GCM-SIO Tools. Veja como configurar na imagem abaixo:


Sobre a gravação... Recomendo recomendo, gravar direto do programa ou pelo igmBurn depois que ele gerar o arquivo de 1.36GB. Grave em velocidade 1x ou 2x, nas mídias... miniDVD: S-Mac, Elgin, Hontek. DVD-5: Ridata e Hontek. antes de gravar use o GMC ISO Tools, pode ser importante!

Passo 4. Com tudo pronto, boot gravado na mídia, seu SDcard do MemorycardMod com todos os arquivos, vamos para o Gamecube, coloque o SD Original no SLOT B, e o MemorycardMod com o seu SDcard inserido no SLOT A. Dependendo do programa que você escolheu para gravar na mídia a tela será diferente, vou mostrar algumas abaixo:





Se você optou pelo SDBoot, na inicialização ele  irá solicitar 2 opções, a 1ª velocidade, utilize a normal que é 16MHz, a 2ª é qual o Slot está o Gecko/WiiSD,selecione o SLOT B  e pronto!

Existem as Opções:
BOOT -----> Serve para dar Boot é qualquer arquivo .DOL, .ISO, .GCM e etc.
SD SWAP --> caso tenha mais de um SDGecko ou Cartão SD/MicroSD, com essa opção, você pode trocá-lo sem precisar reiniciar o console
SETTING --> Altera algumas configurações

INSTALL --> "Instala" backups no SD (Cria uma ISO do jogo que esta no drive)
BOOT DISC-> Dá boot do backup que está no drive
INFO ----> Mostra as informações do backup ou aplicativo selecionado, com esta opção dá pra testar se a ISO possui algum erro, por exemplo.

Para começar em Settings >> Force Vídeo Mode e coloque NTSC!

Como dito acima cima, para rodar um (.DOL) ou backup de game (.ISO ou .GCM), basta selecioná-lo e usar a opção de BOOT, possivelmente, ele solicitara para você colocar o disco original, basta abrir e fechar a tampa do CD e ser feliz.

Nem todos os jogos são compativeis, por isso recomendo usar o Swiss como aplicativo padrão para rodar os seus backups.


Com tudo certo, basta sempre executar este esquema dando boot pelo disco, e rodando seus
homebrews normalmente e omebrews backups pelo Swiss!

TOTALMENTE OPCIONAL
Como rodar tudo sem Disco/Leitor!!!

Não me aprofundei muito nisto, pois meu GC está sem leitor, e depois de muito pesquisar, lhes informo que para rodar sem o leitor, vocês precisam ao menos dele para instalar um mod de BIOS paralela, disponibilizarei o EFAL v1.0 e o GCoS v1.5. O EFAL foi criado por programadores de um antigo fórum Alemão chamado Emuforum.GCoS é uma abreviação de Gamecube Operating System. Ele fornece recursos completos que um modchip costuma ofrecer, sem a necessidade de um, mas também pode ser flasheado para a BIOS do Videogame. Ambos podem ser utilizados para a mesma finalidade, a escolha é sua.

Tela de boot Efal:











 





Tela de boot GCoS
 











 






Este mod libera uma série recursos assim que o GC incia. Para quem conhece, é algo parecido com a gcos, gcom e ninja Bios.

Basta colocar os arquivos dele no SD do seu MemoryCardMod. Eu não posso detalhar muito sobre o assunto porque informaçõe sobre isso até na gringa são muito raras e escassas. Só poderia lhes oferecer algo concreto e confiável através da minha própria experiência, mas como não é possivel, vamos ao próximo passo. Quem puder testar, por favor, não apenas eu, mas o Brasil ficaria agradecido por a sua contribuição.

OBS: Vou Tentar explicar mais ou menos o que fazer para rodar sem Leito, mas deixo claro que não testei, é como é um gamecube, e nada é instalado diretamente na NAND (Memória interna) não há risco de Brick, rs.

PACK GC sem leitor
Download: MEGA / GoogleDrive / Owncloud [Link Direto]


Passo 1. Baixe o PACK GC Sem leitor, nele estão todos os aplicativos necessários. Coloque todo o conteúdo do pack na raiz do SDcard do MemoryCardMod, e insira o MemoryCardMod de volta no Gamecube no SLOT A, seu Memorycard original deve estar no SLOT B. dê boot pelo disco do aplicativo swiss que você gravou, ou o boot que você utilzar: Action Replay, SDBoot, SD Media Launcher, etc.  

PASSO 2. Na tela do swiss ou do boot de sua preferência, rode ao aplicativo mcbackup.dol, em seguida você verá a tela a seguir. Apesar do inglês o entendimento me parece óbvio. Pressione "X" para restaurar o save a partir do SDcard, save que na verdade é o boot do swiss disfarçado de arquivo de save. feito isso, seu save vai aparecer no menu de dados salvos do memorycard original. Lembrando que você precisa de blocos disponíveis. Esta versão do boot requer 86 blocos.



Pode surgir um erro como o da imagem a seguir, mas tente novamente que vai funcionar, acontece mesmo.

Seu deu tudo certo você verá esta mensagem:

PASSO 3. Feito isso... Deslique o aparelho, colque o SDcard do MemoryCardMod no PC e apague o arquivo de save, o "boot.gci" que está na pasta "mcbackup" Apague para evitar possíves conflitos.

Atenção, eu estou sem um Gamecube pra testar, então não há como explicar pra vocês como instalar a EFAL, os arquivos de instalação estão inclusos no PACK, basta rodar como um homebrew .DOL, e certamente haverá uma tela de instalação, feito isso, como tudo certinho... MemorycardMod no SLOT A Memorycardoriginal no SLOT B, sem disco nenhum no aparelho, e tecnicamente com a EFAL instalada, ligue o aparelho, e entre na tela dos saves do memorycard, navegue entre os saves e selecione o save que você instalou, não mexa em nada, apenas mexa o cursos do videogame e deixe em cima por 10 segundos, e volte até a home do GC, a tela vai ficar escura e psicar algumas vezes até o boot rolar.

Vejam na imagem abaixo como vai ficar o arquivo de save dentro memorycard Original:

Pra melhorar a compressão vou mostrar o processo rolando em vídeo, não fui em quem gravou, então não posso dar mais detalhes:
        

Com tudo certo, basta sempre executar este esquema para dar boot no Swiss sem nenhum CD, tudo direto do MemorycadMod!


Fonte: Canal Princess Megabyte, Nowloaded, thebitdeveloper, wii-iso, racketboy, Gc-forever, forums afterdawn, digiex, canal PairUgamers, reddit

Autor: AlanMugiwara-san (Geek-sama)
Adaptação e Tradução: AlanMugiwara-san (Geek-sama)

Conheçam também nossa Loja Virtual no Mercado Livre, ela ainda é um pequeno gafanhoto, mas em breve se tornará um louva-deus através do apoio de vocês!

Conheçam também meu antigo blog focado em conteúdo Geek, ele estava parado, e estou voltando a atualizá-lo 
aos poucos também

Adquira uma conta/Combo nos nossos links, é muito barato!  Melhore a velocidade dos seus downloads e consequentemente vai estar contribuindo com o blog.
Contas Premium
Contas Premium
Contas Premium


Sigam-nos nas redes sociais

Baixou, curtiu, aprendeu, foi legal? Por favor, comente, e compartilhe isto no Facebook, Twitter, etc. É só clicar nos botõezinhos aqui em abaixo, ou nesta barra horizontal permanente, aqui do se lado direito da página. Nos ajude e ajude a compartilhar.
É o mínimo que você pode fazer!

Nenhum comentário :

Comentários Publicados