quarta-feira, 29 de março de 2017

[TUTORIAL PS Vita] Desbloquear PS Vita HENkaku Jailbreak [Modo Online] [USB e FTP] [Atualizado 29.03.2017]



HENkaku é oficialmente o primeiro e NATIVO Homebrew Enabler para PS Vita, é um método para a instalação de bolhas de Homebrews e Backups de PS Vita diretamente na Home. O hack instala o "molecularShell", que permite instalar pacotes formato "VPK" via FTP. Além do mais, a ferramenta "Vita-toolchain" permite que a galera que programa desenvolva aplicativos homebrew pra ele.

Neste tutorial Passo a passo irei lhes ensinar a desbloquear o PS Vita, assim vocês poderão rodar backups de PS Vita, PSP e aplicativos Hombrew. Funciona em qualquer aparelho com Firmware 3.60. Em breve postarei uma versão deste tutorial em modo off-line. E vou postar um novo tutorial assim que rolar um método de fazer Downgrade via software, pra quem está nas FW 3.61, 3.62, e 3.63. Fiquem atentos, pois vou atualizar este post com links destes tutoriais. E backups estarão disponíveis no Blog já, já!

Requerimentos:
Um PS Vita USA, EUR, JPN com Firmware [Somente 3.60]
Um PC
Acesso a Internet Wifi
Conexão FTP

Mãos à Obra!


Passo 1. Verifique se seu aparelho está com a Firmware na versão 3.60, veja nas imagens a segui, como saber.

No aparelho vá em Ajustes>Sistema>Informação do sistema.
Na tela você verá a sua versão

Passo 2. Abra o navegador do PS Vita, limpe todos os dados, incluindo cookies e histórico, feito isso acesso um dos sites a seguir henkaku.xyz ou beta.henkaku.xyz. Um é uma versão estável e outro é uma beta, escolha o que melhor lhe agradar, digite e abra página.

Assim que você digitar o endereço, como na imagem abaixo, você será redirecionado para a tela automática de instalação. Antes você teria que tentar diversas vezes até funcionar, atualmente o processo foi automatizado por novas atualizações, e melhor compatibilidade.

Em seguida ele irá rodar o exploit taiHEN, e instalar uma aplicação chamada molecular shell.

Passo 2. Assim que terminar, aperte "X" para fechar e voltar à home. Feito isso, seu aparelho já pode ser considerado desbloqueado. Na home você irá encontrar o ícone do molecular shell, clique para executá-lo.
OBS: Pode não funcionar de primeira, acontece, mas tente que vai rolar!



Passo 3. Assim que executá-lo verá uma tela como a seguinte, então clique para iniciar, seguida você será direcionado para a tela do aplicativo, que é uma espécie de Explorer para o Vita, exibindo as pastas da raiz do sistema, e te exibindo um endereço de IP na tela, veja na segunda imagem abaixo:





Passo 4. Como diz na tela, aperte "O" Para cancelar. No PC, faça o download do Filezilla (Um cliente FTP, vai fazer a conexão via rede entre seu PC e o PS Vita) 
Download: Link Direto

Volte para a o PS Vita e veja que você está na home real dele. Aperte "SELECT" E ele exibirá na tela um IP, e no fim uma porta. Deixe tudo aí e volte sua atenção pro PC.







Passo 5. No PC, e baixe o VitaShell (alguns recursos mais avançados só serão possíveis através dele). Você pode copiar os arquivos .VPK que baIxar pelo PC via FTP ou USB. USB é mais conveniente e muito mais rápido, então instalar o VitaShell inclui este benefício. Fazer o seu Vita ser reconhecido pelo PC como um Pendrive, e assim você poderá transferir arquivos via USB.

Vita Shell: v1.61 [18.03.2017]
Download: MEGA / GoogleDrive / OwnCloud [Link Direto]

Passo 6. Depois de baixar o VitaShell, execute o Filezilla e digite no campo "Host" o IP exibido na tela do PS Vita. "Nome de usuário e senha" Pode deixar em branco, e no campo "Porta" digite os números que estão depois do IP, e conecte, clicando na opção "Conexão rápida".
                       

Passo 7. Agora você está navegando nas pastas do PS Vita, Procure pela pasta "ux0" clique nela e logo abaixo você verá seu conteúdo, clique com o botão direito do mouse para exibir uma caixa de diálogo e crie uma nova pasta, renomeie-a para "vpk" E clique duas vezes para abri-la. Perceba que nas janelas da esquerda constam as pastas do seu PC, navegue até onde está o seu VitaShell.vpk, e clique com o botão direito do mouse para exibir a caixa de diálogo e clique em transferir, ou simplesmente selecione o arquivo no PC mesmo, e solte-o em cima da pasta "vpk" Aberta no Filezilla, aguarde a transferência terminar e volte para o PS Vita.

OBSERVAÇÃO: Utilize este esquema sempre que quiser transferir qualquer arquivo .VPK (incluindo backups) via FTP para o PS Vita,



Passo 8. Na tela do Vita, pressione "O" Para sair da tela de conexão e navegue até a pasta "ux0" Encontre a pasta "vpk" Que você criou anteriormente, e execute o .VPK do VitaShell,  aperte "X" duas vezes e aguarde até instalar completamente.




Passo 9. Saia do MolecularShell, depois entre novamente, na interface dele aperte "START" para abrir as opções. Selecione a opção "Ativar Hombrew Inseguro” Assim como na imagem abaixo. Ela estará desabilitada por padrão, deixe em  modo "Ativado". Feche o "MolecularShell".



Passo 10. Execute o "MolecularShell" Novamente, e então as pastas que queremos irão aparecer. Como na imagem abaixo, e note que embaixo do título do aplicativo haverá a mensagem (UNSAFE MODE).



Passo 11. Saia do "MolecularShell", na home haverá a bolha do "VitaShell", execute o aplicativo, e você irpa notar uma tela semelhante à do "MolecularShell", é que eles têm a mesma função básica, no entanto, o "VitaShell" oferece muito mais recursos, incluindo  "Our precious" rs (Nosso Precioso) instalar arquivos VPK, via USB!!! No "VitaShell" aperte "Start" e você verá uma tela como a da imagem abaixo, selecione a opção "SELECT button" Ela está por padrão "FTP" Aperte "X" E mude para USB, em seguida ative a opção "Desativar Update automático" Pois não queremos perder o desbloqueio se o sistema atualizar. Feito isso, aperte "O" Para voltar para a tela inicial do "VitaShell".



Passo 12. Depois disso, deixe o PSVita perto do PC e conecte o cabo USB, e aperte "Select" Para o PC reconhecer. Assim que o PC reconhecer, você verá esta mensagem na tela do seu aparelho.

Passo 13. Na tela do PC, coloque seus backups na pasta "mai" do seus dispositivos de armazenamento. Se For na Memória interna do PS Vita... pasta "mai" Se for no "SDcard" pasta "mai".

Autor: AlanMugiwara-san (Geek-sama)
Adaptação e Tradução: AlanMugiwara-san (Geek-sama)

Conheçam também nossa Loja Virtual no Mercado Livre, ela ainda é um pequeno gafanhoto, mas em breve se tornará um louva-deus através do apoio de vocês!


Conheçam também meu antigo blog focado em conteúdo Geek, ele estava parado, e estou voltando a atualizá-lo 
aos poucos também

Adquira uma conta/Combo nos nossos links, é muito barato!  Melhore a velocidade dos seus downloads e consequentemente vai estar contribuindo com o blog.
Contas Premium
Contas Premium
Contas Premium

Sigam-nos nas redes sociais

Baixou, curtiu, aprendeu, foi legal? Por favor, comente, e compartilhe isto no Facebook, Twitter, etc. É só clicar nos botõezinhos aqui em abaixo, ou nesta barra horizontal permanente, aqui do se lado direito da página. Nos ajude e ajude a compartilhar.
É o mínimo que você pode fazer!

12 comentários :

Unknown disse...

Showw! Aguardando o tuto pra versão 3.63

Geek-sama disse...

Até amanhã deve rolar. Estou dando uma melhorada nele agora, vlw :)

lands disse...

Esse tutorial do 3.63 libera tudo?Ate jogo de psvita?
Meu sonho...kkkk...
Qual melhor site para baixar jogos de Vita?

Geek-sama disse...

Vocẽ com o aparelho na 3.60 faz tudo. E jogos logo estarão aqui. Amanhã estarei publicando sobre o downgrade para a 3.60. Agora to melhorando esse tutorial ai, e se der, amanhã posto a versão deste tutorial ofline. Divulga e nos curte nas redes ai, blz?!

lands disse...

Ok amigo...aguardando...vou enfim dar utilidade ao meu Vita...kkk

Geek-sama disse...

É um prazer compartilhar o que sei! Acabei por Hoje! Mais tarde tem Downgrade!

lands disse...

Cara to contando os minutos...o site nao tem sistema de doação nao?
Kkkkk
Vou fazer ate doaçao se conseguir destravar meu psvita

Geek-sama disse...

rsrsrs. Só me ajuda acessando o conteúdo, seguindo nas redes sociais, e divulgando que tá ótimo! rs. E eu andei pesquisando na scene do PS Vita mais afundo sobre... Acima da 3.60 dá pra desbloquear sim, mas para rodar homebrew e PSP, jogos de PS Vita nativos ainda não tá rolando pra versões acima da 3.60, e downgrade via software ainda não é possivel, somente hardmod. Vi coisas a respeito, e eram fake, achei algo relevante, mas achei suspeito e estou verificando.

lands disse...

Ata...para psp e ps1 eu ja testei...funciona sim...
Tava querendo é dar downgrade mesmo mais pelo visto vai demorar...Mesmo assim valeu

Geek-sama disse...

EU tô atento, assim que rolar na gringa, vai ter em BR aqui. Vai juntando a sua coleção de games que em breve vai rolar. Desculpa por criar expectativa, mas eu realmente achei que encontrari algo, e só faltava ler.

lands disse...

Tranquilo...vc acha que a qualquer momento isso sai?
Ouvi falar que o grupo vai anunciar uma coisa nova nesse FDS

Geek-sama disse...

Pode sim, estou atento a isso!

Comentários Publicados